domingo, 30 de julho de 2017

CÁLCULOS ENEM 37

(ENEM 2011) A eutrofização é um processo em que rios, lagos e mares adquirem níveis altos de nutrientes especialmente fosfatos e nitratos, provocando posterior acúmulo de matéria orgânica em decomposição. Os nutrientes são assimilados pelos produtores primários e o crescimento desses é controlado pelo nutriente limítrofe, que é o elemento menos disponível em relação à abundância necessária à sobrevivência dos organismos vivos. O ciclo representado na figura seguinte reflete a dinâmica dos nutrientes em um lago.
A análise da água de um lago que recebe a descarga de águas residuais provenientes de lavouras adubadas revelou as concentrações dos elementos carbono (21,2 mol/L), nitrogênio (1,2 mol/L) e fósforo (0,2 mol/L).  Nessas condições, o nutriente limítrofe é o

a) C        b) N         c) P         d) CO2         e) PO4-3



RESOLUÇÃO

Nutriente limítrofe é aquele que segue a proporção dada ( C = 106 para N = 16 para P = 1), ou seja aquele que estiver em excesso caracterizará o outro como nutriente limítrofe.

Considerando as concentrações dadas vamos calcular a quantidade de fósforo relacionada com a quantidade de carbono, depois a quantidade de fósforo relacionada com a quantidade de nitrogênio e por último a quantidade de carbono relacionada com a quantidade de nitrogênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário