terça-feira, 18 de julho de 2017

CÁLCULOS ENEM 23

(ENEM 2010) Fator de emissão (carbono footprint) é um termo utilizado para expressar a quantidade de gases que contribuem para o aquecimento global, emitidos por uma fonte ou processo industrial específico. Pode-se pensar na quantidade de gases emitidos por uma indústria, uma cidade ou mesmo por uma pessoa. Para o gás CO2 a relação pode ser escrita:

O termo “quantidade de material” pode ser, por exemplo, a massa de material produzido em uma indústria ou a quantidade de gasolina consumida por um carro em um determinado período.

No caso da produção do cimento, o primeiro passo é a obtenção do óxido de cálcio, a partir do aquecimento do calcário a altas temperaturas, de acordo com a reação:

CaCO3(s) => CaO(s)  +  CO2(g)

Uma vez processada essa reação, outros compostos inorgânicos são adicionados ao óxido de cálcio, tendo o cimento formado 62% de CaO em sua composição.

Dados: Massas molares, em g/mol – CO2 = 44; CaCO3 = 100; CaO = 56.

Considerando as informações apresentadas no texto, qual é, aproximadamente, o fator de emissão de CO2 quando 1 tonelada de cimento for produzida, levando-se em consideração apenas a etapa de obtenção do óxido de cálcio?

a) 4,9 x 10-4        b) 7,9 x 10-4        c) 3,8 x 10-1        d) 4,9 x 10-1        e) 7,9 x 10-1


RESOLUÇÃO

Lembrando que o material é o cimento e 1tonelada = 1 x 106 gramas


Resposta: letra D

Nenhum comentário:

Postar um comentário