segunda-feira, 17 de julho de 2017

CÁLCULOS ENEM 21

(ENEM 2014) A utilização de processos de bioremediação de resíduos gerados pela combustão incompleta de compostos orgânicos tem se tornado crescente, visando minimizar a poluição ambiental. Para a ocorrência de resíduos de naftaleno, algumas legislações limitam sua concentração em até 30mg/Kg para solo agrícola e 0,14mg/L para água subterrânea. A quantificação desse resíduo foi realizado em diferentes ambientes, utilizando-se amostras de 500 g de solo e 100 mL de água, conforme apresentado no quadro.

Ambiente                     Resíduo de naftaleno (g)

Solo I                                        1,0 x 10-2

Solo II                                       2,0 x 10-2

Água I                                       7,0 x 10-6

Água II                                      8,0 x 10-6

Água III                                     9,0 x 10-6

O ambiente que necessita de biorremediação é o (a)

a) solo I          b) solo II          c) água I         d) água II         e) água III


RESOLUÇÃO

1) Precisamos transformar a unidade gramas de naftaleno por 500g de solo para miligramas de naftaleno por quilograma de solo e aí comparamos os valores calculados com o limite estabelecido pela legislação, que é de 30 mg/Kg.

2) Precisamos transformar a unidade gramas de naftaleno por 100mL de água  para miligramas de naftaleno por litro de água e aí comparamos os valores calculados com o limite estabelecido pela legislação, que é de 0,14 mg/L.


RESPOSTA: o ambiente que precisa de biorremediação é o do solo II, pois esta maior que o limite de concentração estabelecido de 30 mg/Kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário