domingo, 2 de abril de 2017

DENSIDADE - 08

08) DENSIDADE OU MASSA ESPECÍFICA

A densidade é uma propriedade física que relaciona a massa que um certo volume apresenta e caracteriza substância puras, mas misturas também apresentam densidades, só não são constantes como nas substâncias puras.

Exemplos: o mercúrio é um metal que na temperatura ambiente é líquido e sua densidade é igual a 13,6 gramas por centímetro cúbico.

Esta unidade pode ser representada de outras maneiras, ou seja, podemos ler também que 13,6kilogramas de mercúrio líquido ocupam um volume de um litro.

A água líquida tem densidade igual a 1kg/L e significa que 1kilograma de água ocupa um volume de um litro, compare com a do mercúrio.

O metal magnésio sólido tem densidade igual a 1,7kg/L e significa que 1,7kilogramas de magnésio sólido ocupa um volume de um litro, compare com a água e com o mercúrio.

O gás oxigênio tem densidade igual a 1,33 g/L e significa que 1,33 gramas de oxigênio gasoso ocupa um volume de um litro, compare com a água, com o mercúrio e com o magnésio.

Misturas tem densidades variáveis e depende da concentração no momento de medida.

A água salgada tem densidade maior que a água pura e depende da concentração de sal na água.

Exemplo de cálculo.

Um gás desconhecido foi analisado com relação a diferentes propriedades. Um dos testes constituiu em pesar uma amostra de 200 mL do gás a 0°C e 1 atm. A massa determinada foi de 0,357g. A partir desses dados calcule a massa especifica desse gás.

Massa específica é sinônimo de densidade, logo basta dividir a massa pelo volume ocupado.

0,357g dividido por 200mL = 0,001785g/mL

Como um mililitro corresponde a 1centímetro cúbico, poderemos escrever a densidade usando esta unidade.

Densidade = 0,001785 g/
cm3 ou 1,785 . 10-3g/cm3

Nenhum comentário:

Postar um comentário