domingo, 29 de janeiro de 2017

TERMOQUÍMICA - 11

11) O selênio é um elemento que exibe alotropia, isto é, pode ser encontrado em mais de uma forma sólida diferente. A forma mais estável é o selênio cinza, mas esse elemento também pode ser encontrado como selênio α e como selênio vítreo. Sabendo que a entalpia de formação do selênio α é de 6,7 kJ/mol e que a entalpia de formação do óxido de selênio gasoso é de 53,4 kJ/mol, a entalpia da reação: 

2Se (s,α) + O2 (g) → 2 SeO (g) será:

RESOLUÇÃO

A entalpia de formação é definida como energia envolvida na produção de 1 mol de uma substância, partindo de substância puras simples mais estáveis como reagentes.
O selênio α será produto e na reação a ser determinada a entalpia ele aparece como 2 mols de reagente, logo vamos precisar inverter o sinal da sua entalpia de formação e multiplicar por 2.
O óxido de selênio será produto e na reação a ser determinada a entalpia ele aparece como produto, mas precisamos de 2 mols, logo vamos multiplicar por 2 a sua entalpia de formação.

A entalpia da reação final será a soma das entalpias das reações intermediárias considerando as alterações feitas nos seus valores.


∆H = [- 6,7 .2] + [2 .53,4] =  93,4 kJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário