domingo, 4 de dezembro de 2016

potencial Hidrogeniônico (pH) - 22

22) pH: abreviatura de potencial Hidrogeniônico, utilizado em toda a química para indicar o maior ou menor grau de acidez de uma solução.

A escala usual de pH vai de 0 a 14 na temperatura de 25oC.

pH = 7: representa água pura ou solução neutra. Ela não é ácida e nem básica porque as concentrações de cátions hidrogênio [H1+] e ânions hidroxila [OH1- ] são iguais.

pH < 7: uma solução ácida tem uma concentração de cátions hidrogênio [H1+] maior que a concentração de ânions hidroxila [OH1- ].

pH > 7: uma solução básica tem uma concentração de cátions hidrogênio [H1+] menor que a concentração de ânions hidroxila [OH1- ].

Lembrando que usamos como tendo quantidades iguais a concentração de cátions hidrogênio [H1+] e de cátions hidrônio [H3O1+], dois íons que representam caráter ácido de uma solução aquosa.


VAMOS CALCULAR ! ! ! !

O pH de uma solução aquosa de ácido clorídrico, ácido forte, de concentração igual a 0,001mol/L.

A fórmula do ácido clorídrico é HCl, isto significa que em solução aquosa cada mol de HCl pode se ionizar e formar um mol de cátions hidrogênio hidratados conforme equação abaixo.

1HCl(g) + H2O(l) <=> 1H1+(aq) + Cl1-(aq)

Como a concentração de ácido clorídrico é igual a 0,001mol/L a de cátions hidrogênio hidratados será a mesma 0,001mol/L ou 10-3mol/L, pois pela equação de ionização a proporção entre eles é de 1:1.

pH = - log [H1+]

pH = - log [10-3]

pH = 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário