domingo, 28 de junho de 2015

ELETROQUÍMICA - 01

CÁLCULO DA DIFERENÇA DE POTENCIAL

Diferença de potencia (ddp)l ou força eletromotriz(fem), tensão, voltagem, potencial de uma pilha baseia-se nos valores da tabela de potenciais de redução ou de oxidação.

A ocorrência simultânea de uma redução e de uma oxidação na pilha nos obriga sempre a considerar uma das semi-reações da tabela em seu sentido direto e a outra em seu sentido inverso. 
Ao inverter-se a semi-reação, o valor de Eo deve ter seu sinal invertido.
A soma algébrica dos valores das duas equações (redução e oxidação) irá resultar o valor de ddp correspondente: se o valor obtido for positivo, isto indica que o processo é espontâneo, e a pilha funciona; caso o valor tenha resultado negativo, isto significa que o processo é forçado, não podendo, pois, constituir uma pilha.

VAMOS CALCULAR ! ! ! !

01) Calcule a diferença de potencial de uma pilha de magnésio/ferro e indique a reação que ocorre, sendo dados os potenciais de redução.

Mg2+ + 2e- => Mg ............... Eo = - 2,37V
Fe2+ + 2e- => Fe ................ Eo = - 0,44V

Resolução I: as semi reações dadas são de redução. A diferença de potencial pode ser calculada matematicamente da seguinte forma:
2,37V .............. 0,44V ................. 0
O intervalo (distância) entre os valores de potencial -2,37V e -0,44V é igual a 1,93V, que caracteriza a diferença de potencial.


Resolução II: usando a fórmula ou fazendo o maior menos o menor potencial.

ddp = E(redução maior) - E(redução menor)

ddp = -0,44 - (- 2,37) = +1,93V

Como é uma pilha o processo é espontâneo e a diferença de potencial é positiva, sendo que o ferro se reduzirá por ter maior potencial de redução e o magnésio sofrerá oxidação, pois tem menor potencial de redução.

Fe2+ + Mg => Mg2+ + Fe



Nenhum comentário:

Postar um comentário